Os tumores pancreáticos podem ser divididos em tumores sólidos e lesões císticas. Entre os tumores sólidos, o adenocarcinoma é o mais comum, e os tumores neuroendócrinos são menos frequentes. As lesões císticas incluem vários tipos de cistos e tumores císticos. O diagnóstico geralmente é incidental, sendo feito por exames de imagem como tomografia ou ressonância de abdome.
O tratamento dos tumores pancreáticos depende do tipo do tumor e da fase em que a doença foi diagnosticada. No caso dos tumores malignos, a cirurgia é muitas vezes necessária, podendo ser associada a quimioterapia ou radioterapia. No entanto, o tratamento dos tumores pancreáticos é um desafio devido à localização do pâncreas, que está próximo a estruturas vitais e à dificuldade de diagnóstico precoce.
Os resultados oncológicos dos tumores pancreáticos são muitas vezes pobres, devido à agressividade do tumor e ao fato de que muitos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. A pesquisa tem sido realizada para encontrar novas opções de tratamento e melhorar os resultados oncológicos, mas ainda há muito a ser feito para combater efetivamente essa doença.
Existem dois tipos principais de tumores malignos do…
O câncer de estômago é uma doença cada vez mais…
Primeira pergunta que devemos fazer diante de…
Os tumores de vesícula na grande maioria das vezes…
Podemos ter tumores sólidos (adenocarcinoma ou tumor…)
O câncer colorretal é uma doença muito comum…
RQE: 94410
CRM: 179217
Developed and Powered by OrionDesign