Os tumores retroperitoneais são lesões que se desenvolvem na região do retroperitônio, espaço localizado atrás do abdômen que abriga diversos órgãos importantes como o pâncreas, os rins, os ureteres, os vasos sanguíneos e os nervos. Essas lesões podem ser benignas ou malignas, e os sintomas podem variar de acordo com o tamanho, a localização e a agressividade do tumor.
Na maioria dos casos, esses tumores são descobertos incidentalmente durante a realização de exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética, porém em alguns casos podem causar sintomas como dor abdominal, inchaço, obstrução de órgãos vizinhos, perda de peso e fadiga.
O diagnóstico geralmente é realizado por meio de exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética, e a confirmação é feita por biópsia. O tratamento depende do tipo e da extensão do tumor, podendo envolver cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Em casos de tumores malignos, a cirurgia costuma ser agressiva, podendo envolver a remoção de órgãos inteiros, e a quimioterapia e radioterapia são utilizadas para reduzir o tamanho do tumor e evitar a disseminação para outros órgãos.
Existem dois tipos principais de tumores malignos do…
O câncer de estômago é uma doença cada vez mais…
Primeira pergunta que devemos fazer diante de…
Os tumores de vesícula na grande maioria das vezes…
Podemos ter tumores sólidos (adenocarcinoma ou tumor…)
O câncer colorretal é uma doença muito comum…
RQE: 94410
CRM: 179217
Developed and Powered by OrionDesign